Seguidores

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

O OLHO DE HÓRUS



OLHO DE HÓRUS
Também conhecido como "Udyat", o Olho de Hórus tem o significado de poder e proteção, relacionado ao Deus Hórus.
Era um dos mais poderosos amuletos usados no Egito em todas as épocas.
Segundo a lenda, o olho esquerdo de Hórus, simbolizava a lua, e o direito simbolizava o sol. Durante a batalha, seu tio, Deus Set, lhe arrancou o olho esquerdo, o qual foi substituído por este amuleto que não lhe dava visão total, colocando então uma serpente sobre sua cabeça. Depois de sua recuperação, Hórus pôde organizar novos combates que o levariam à vitória decisiva sobre Set.
Era a junção do olho humano com a visão do falcão, animal que representava Hórus.
Era usado em vida, para afugentar o mau-olhado, e pós morte, contra o infortúnio do além.
O Olho de Hórus e a serpente, simbolizavam o poder real, tanto que os faraós passaram a maquiar seus rostos com o Olho de Hórus e usarem serpentes esculpidas em suas coroas.
Os antigos acreditavam que este símbolo poderia auxiliar o renascimento, em virtude de suas crenças sobre a alma.
O olho direito de Hórus representa informações concretas, está ligado ao hemisfério cerebral esquerdo. Aborda letras, palavras e números.
Coisas mais lógicas e concretas. Aborda o universo de um modo masculino.
O olho esquerdo de Hórus representa informações abstratas, está ligado ao hemisfério cerebral direito.
Lida com pensamentos, sentimentos e é responsável pela intuição.
Aborda o universo de um modo feminino.
O Olho de Hórus é formado por 4 partes, que se compreendidas, ajudam a entender seu significado.
1ª: A parte principal, isto é, pálpebras, íris e sobrancelha, formam basicamente um olho humano.
2ª: O risco na vertical, muitas vezes descrito como lágrima, é na verdade um desenho comum na pelagem de muitos animais de casco na África, tal como gazela, admirada pelos egípcios e retratada em diversos quadros, esculturas e móveis.
3ª: O fio comprido que desce inclinado e termina numa espiral, é a estilização do mesmo desenho encontrado em alguns tipos de falcão. Nas penas abaixo do olho, um risco preto que se volta para trás.
4ª: O fio comprido que sai do canto do olho e segue paralelamente à sobrancelha é uma imitação do mesmo desenho existente nos gatos de pelos rajados.
Estes 4 seres representados no Olho de Hórus, são os mesmos representados na esfinge: cabeça humana, corpo bovino, patas de felino e asas de águia. Considerando que os antílopes, gazelas, gnus, búfalos e outros animais de casco são animais bem próximos do boi; as águias e falcões são nomes populares dados ao mesmo grupo de aves. Assim, fica fácil deduzir que a Esfinge e o Olho de Hórus têm suas origens nos mesmos animais.
A esfinge, tal como o olho, simboliza 4 fases que a pessoa deve passar para atingir a "iluminação", isto é, de sabedoria e equilíbrio.
Assim, o Olho de Hórus representa a lucidez espiritual da pessoa a quem ele se refere!
O OLHO DE HÓRUS - SÍMBOLO DA LUZ DO ETERNO

Numa releitura espiritualista moderna, podemos dizer que o Olho de Hórus, representa a "abertura espiritual que leva aos caminhos celestes".
É o Olho da Verdade!
Porque, como ensinava o mestre Jesus, "não cai um fio de cabelo que o Pai não saiba!".
E, correlacionando isso com a abordagem hermética, podemos dizer que "O Todo está em tudo!"
O Olho de Hórus é a representação esotérica do despertar da consciência. E, como ensinavam os antigos Hierofantes, isso quer dizer o seguinte:
"Irmão, desperta na Luz do Senhor!"
Ah, a senda espiritual é dentro do coração, onde o iniciado trabalha e transforma suas emoções discordantes em sentimentos elevados.
O templo espiritual é dentro do próprio Ser... E só o Alto é que conhece os méritos de cada um, sua jornada, suas provas, suas escolhas e os seus objetivos.
Só o Todo conhece os grandes arcanos que inspiram o trabalho dos iniciados espirituais.
Também podemos correlacionar o Olho de Hórus com um ensinamento bíblico, que diz o seguinte: "Os Olhos de Deus estão em tudo!"
Mas, para os estudos de hoje, peça aos seus irmãos de jornada que meditem no seguinte enunciado espiritual: "Irmão, desperta na Paz do Senhor!"
Lembre-se sempre: é só o Amor que nos leva...

Nenhum comentário:

Postar um comentário